sábado, 20 de novembro de 2010

Projeto PANCs (políticas alternativas para o cone sul)-soberania alimentar e biodiversidade palpável


(Brasil, 39 min - Produção: Coletivo Cartase)
Importantíssimo!
Num mundo onde basicamente comemos a monotonia que nos é imposta, é cada vez maior o movimento que busca na biodiversidade a alternativa nutricional e econômica para os pequenos agricultores e também aos consumidores que querem se alimentar melhor.
Saiba que centenas de plantas que você considera "mato" tem excelente sabor e uma quantidade imensa de nutrientes, não requerem grandes esforços para plantar e nem pesticidas.


Comentário dos produtores: Este vídeo é parte de um projeto elaborado pela nutricionista Irany Arteche para assentados do MST/RS e promovido pela Superintendência da CONAB/PNUD, com oficinas ministradas pelo botânico Valdely Kynupp sobre plantas com grande potencial alimentício e de comercialização, mas que costumam ser negligenciadas. Somos xenófilos, o brasileiro não come a biodiversidade que tem, adverte Valdely.

O objetivo do registro é colaborar na divulgação desta experiência para outros assentamentos de reforma agrária e organizações de agricultores familiares nas diferentes regiões do Brasil. Servirá como material pedagógico para cursos que tratem de alternativas para agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, diversificação agrícola, processamento de novos produtos e alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário